IPSul e a parceria com Porto Alegre

Artigo de Claudio Abreu publicado no site do Jornal do Comércio (24/08/2020)

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A Capital dos gaúchos é uma cidade linda e acolhedora. Além disso, é um lugar reconhecido por projetos inovadores e pela grande capacidade da sua população. Para nós da Concessionária IPSul é um orgulho e um imenso desafio começar a fazer parte desta história. Pelos próximos 20 anos, seremos responsáveis pela manutenção e modernização de todo o parque de iluminação pública de Porto Alegre, a partir da assinatura do primeiro contrato de Parceria Público-Privada do Rio Grande do Sul.


As últimas semanas têm sido de muito trabalho, dando uma ideia do que teremos pela frente. A relação de alto nível entre técnicos da prefeitura e a nossa equipe da concessionária possibilitou que todas os prazos previstos nas ações preparatórias para que possamos assumir de vez as responsabilidades previstas no edital estejam sendo cumpridos. O resultado desta parceria nos permitiu elaborar um plano piloto, que será executado a partir da primeira semana de setembro.


Antes mesmo do que está previsto no contrato e sem nenhum valor adicional para os cofres públicos, vamos trocar mais de dois mil pontos de luz. Lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por tecnologias de LED que, além da maior luminosidade, são mais econômicas e sustentáveis.


O projeto piloto vai ser importante para a validação da nova tecnologia e da nossa metodologia de execução. A partir da avaliação do que vai acontecer nas avenidas Ipiranga, Bento Gonçalves, Assis Brasil e em um trecho entre a Nonoai e a Cavalhada, a população vai observar a futura transformação da cidade, que será concluída em 24 meses. A Vila Planetário, às margens da Ipiranga, também faz parte da área contemplada na intervenção inicial.


Também contamos com a parceria de cada cidadã e cidadão de Porto Alegre para cumprimento das metas e objetivos. Mesmo com a alta tecnologia que aplicaremos no monitoramento da qualidade da prestação de serviço, nada será mais importante que o controle social.


A IPSUL, união de quatro empresas com décadas de experiência e centenas de obras e projetos executados em todo o Brasil, tem o compromisso de tornar Porto Alegre uma cidade energeticamente inteligente, mais iluminada, moderna e segura. Quantum Engenharia, GCE S.A., Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano e STE Serviços Técnicos de Engenharia S.A. estão disponibilizando o que têm de melhor para a melhor execução do projeto.


Artigo no site do Jornal do Comércio.