IPSul começa nova etapa na PPP de iluminação pública de Porto Alegre

Ao assumir a responsabilidade pela manutenção, a concessionária está disponibilizando canais para o atendimento das demandas da população.


Foto: Cesar Lopes/PMPA

Cumpridas as etapas e prazos previstos no edital, a partir desta sexta-feira (23) a Concessionária IPSul assume a responsabilidade de realizar a manutenção do parque de iluminação pública de Porto Alegre. Uma reunião virtual transmitida pelas redes sociais marcou a transição da operação. Na atividade, o diretor-executivo da concessionária, Guido Oliveira, falou da satisfação em assumir a responsabilidade. “O projeto piloto permitiu fazermos o reconhecimento técnico da atual situação do parque de iluminação. Nossas equipes estão prontas para assumir a manutenção e começar a projetar a fase de modernização”.


O projeto piloto prevê a instalação de 3600 luminárias de tecnologia LED em cinco pontos da cidade. As avenidas Ipiranga e Assis Brasil já estão 100% concluídas. Em novembro, a IPSul finaliza os trabalhos na Av. Bento Gonçalves e no trecho Nonoai/Cavalhada, além da Vila Planetário. As demais etapas da modernização estão previstas para começar em 2021. O prazo para a substituição completa das luminárias da cidade é de dois anos.


“Serão mais de 100 mil pontos com nova iluminação. Ao final dos dois anos o cidadão porto-alegrense terá maior segurança e conforto visual ao circular pelas ruas. Sem contar a diminuição do consumo e maior sustentabilidade”, acrescentou Guido Oliveira.


“É uma satisfação enorme andar por Porto Alegre e ver que a pessoa que aguarda o transporte público na parada de ônibus na Bento Gonçalves e o ciclista que utiliza a ciclovia da Ipiranga à noite estão mais seguros”, destacou o engenheiro Athos Cordeiro, que na atividade representou as empresas STE, Quantum Engenharia, FortNort e GCE, acionistas da IPSul.


Ao assumir a responsabilidade pela manutenção, a concessionária está disponibilizando canais para o atendimento das demandas da população.


A partir desta sexta-feira, 23, o número 0800 000 1740 ficará ativo para se somar aos canais já existentes da prefeitura. Será possível encaminhar solicitações de manutenção e reparos, instalações, informações, reclamações ou receber retorno sobre pedidos pendentes.


Ferramentas de comunicação - Além do novo 0800, os porto-alegrenses poderão continuar solicitando assistência pelo número 156, em atendimento que poderá ser tarifado conforme cada operadora. A ligação do 156 será redirecionada para o atendimento da IPSul quando o usuário escolher a opção de número 8.


A concessionária também irá disponibilizar mais duas ferramentas aos cidadãos de Porto Alegre: o site https://ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br e um aplicativo futuro para smartphones, que já está em fase final de testes.