Postes históricos da Rua dos Andradas passarão por restauro

Símbolos de uma das mais tradicionais ruas de Porto Alegre, os postes históricos da Andradas passarão por reforma e serão reinstalados em até oito meses. A concessionária IPSul e órgãos da administração municipal optaram pela recuperação das 42 peças que estavam na via. Destes 42 postes, 35 haviam sido retirados, em função da corrosão e de outros desgastes.

“Quando nós assumimos o parque de iluminação da cidade, parte dos postes já havia sido retirada para evitar acidentes. A preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade é um compromisso da IPSul, porém, tínhamos que analisar as questões de segurança. Agora, encontramos as condições para recuperar a beleza dos postes e garantir a segurança de quem circula pelo centro”, afirma o diretor-executivo da concessionária, Guido Oliveira.

Os postes foram instalados originalmente na Rua da Praia há quase cem anos. As peças foram fabricadas nos Estados Unidos, por uma empresa que funciona até hoje. Atualmente as peças retiradas estão no depósito da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) da Prefeitura Municipal.

“Iluminar é trazer a nossa atenção para o que não víamos ou víamos mal. A restauração dos postes históricos tem duas dimensões, uma é a recuperação do patrimônio material do Centro Histórico e a outra é que devolve à área o apreço e a convivência dos porto-alegrenses”, afirma o diretor do Patrimônio Histórico do município, Nelson Boeira.

A estimativa é que o investimento para o restauro completo fique em torno de R$ 400 mil e será pago pela IPSul.


Foto: Cristine Rochol/PMPA