IPSul realiza treinamento para qualificar trabalho de equipes de manutenção

Os eletricistas e técnicos estão passando por uma fase de treinamento antes de ingressarem nas equipes responsáveis pelo trabalho de manutenção.

Foto: Divulgação/IPSul.

Em uma PPP (Parceria Público-Privada) existem uma série de metas que precisam ser atingidas pelo prestador de serviço. No caso da iluminação pública de Porto Alegre não é diferente. No contrato assinado com a administração municipal, estão previstos indicadores que vão balizar a atuação da IPSul.


Recentemente, a concessionária assumiu a manutenção do parque de iluminação da capital gaúcha, portanto, o período atual ainda é de adaptação. A partir de março é que as metas precisarão ser atingidas. Porém, antes disso a IPSul trabalha para estar com as equipes prontas e aumentando a capacidade de atendimento das demandas.


Atualmente, eletricistas e técnicos estão passando por uma fase de treinamento antes de ingressarem nas equipes responsáveis pelo trabalho de manutenção. Conforme o diretor executivo da IPSul, Guido Oliveira, o treinamento é minucioso: “os profissionais são treinados nas normas NR-10, NR-10 complementar (SEP), NR-35 e há uma formação específica para Iluminação Pública”.


A norma reguladora número 10, ou NR-10, estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Já a NR-35 estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. 


Guido Oliveira destaca ainda que são mais de 30 dias para que os profissionais “estejam preparados para trabalhar de forma segura e com qualidade”.


A IPSul vem aumentando o número de equipes atuando no parque de iluminação de Porto Alegre. No começo da manutenção eram 12, agora são 16. Com o treinamento dos novos profissionais, o número de equipes vai aumentando gradativamente.